Vi que existem ótimas analises sobre o livro Madame Bovary escrito por Gustave Flaubert em 1857 mas não quero focar no adultério tema retratado na obra; vou falar desse amor idealizado e propagado pela literatura romancista clássica.
Esse amor que vence qualquer barreira e que no final sempre leva ao "viveram felizes para sempre" é tão ilusório que chega a beira do ridículo.
Esses amores irreais sempre acabam mal geralmente destruindo uma das partes seja pelo suicídio seja pelo crime.
Poxa sinceramente sei que amar é ótimo e que é importante também mas amar idealizando o que poderia ser ou acontecer é realmente uma doença.
Não estou dizendo que não acredito em grandes amores que duram uma vida inteira mas estou dizendo que não acredito nesses contos de fadas que sempre acabam bem porque a vida real não é assim.
O ideal amoroso de Emma Bovary era tão impossível que sinceramente o que faltava para ela era amor próprio e amor pelas coisas que tinha, tanto a sua volta quanto que foi conquistando.
Devo admitir que passei pessoalmente por isso e quando acabava eu me perguntava em que eu tinha errado quando na verdade o erro não era só meu mas dos dois afinal minhas atitudes tinham um peso mas as deles com certeza tinham peso iguais ou superiores as minhas.
Quando se trai obviamente não existe amor e nem respeito com o outro e já que não se ama e respeita porque então não terminar com a relação de forma digna??
Nos tempo de Emma Bovary isso realmente era impossível ainda mais se tratando de um casamento mas hoje em dia não é e ainda assim ainda continua-se com a infidelidade.
Mas essa infidelidade unida a um amor idealizado leva realmente a loucuras no caso de Emma o suicídio mas ultimamente vemos muitíssimos assassinatos por motivos passionais.
Então o que me chamou muita atenção nessa obra é esse amor irracional e idealizado levado até as ultimas consequências e por isso me encantou tanto, por quê meu lema de vida que um dia foi : "minha felicidade é fazer feliz o outro" me anulando e me deixando em segunda as vezes em ultima posição e hoje meu lema é: "ser feliz por ser quem sou, por ter o que tenho e me amar para um dia amar alguém de forma saudável e auto sustentável".

Nenhum comentário:
Postar um comentário